O tempo de aula e as regras para a biometria

O tempo de aula e as regras para a biometria  

     Para que sejam evitadas fraudes no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, o Detran utiliza o sistema de biometria, que registra os horários de chegada e saída do futuro condutor por meio da impressão digital registrada pelo equipamento. A assinatura digital foi adotada para que houvesse maior controle do cumprimento da carga horária nas aulas, já que obedecer ao tempo de aula estabelecido é uma condição legal para que o aluno conheça as regras e saiba se comportar no trânsito.

        Uma autoescola do bem não pode ser conivente com a falta dos alunos, afinal, no trânsito, eles precisam passar no mínimo 17 horas com um instrutor ao lado para que aprendam a dirigir. E, antes de pegar o carro, os futuros condutores ainda precisam assistir a 45 horas de aula teórica nas autoescolas, para, após cumprir a carga horária, responderem a uma prova teórica, que corresponde à primeira etapa dos testes para obter a CNH.

      De acordo com o Detran, as autoescolas que não cumprem com este requisito são punidas com a suspensão das atividades e recebem um prazo para voltarem a funcionar. Em caso de reincidência da prática de fraude, a autoescola pode ser suspensa por um período de dois anos e até perder o credenciamento de forma definitiva.  Por isso, na hora de escolher um CFC para obter a sua habilitação, verifique se é uma autoescola do bem, credenciada e em dia com as exigências do Detran! Para consultar, acesse: https://goo.gl/SCLtkD