Como adicionar categorias à CNH

Escolher uma Autoescola do Bem é importante não apenas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, mas também quando o condutor deseja acrescentar categorias à CNH. Se você já é um (a) motorista habilitado (a), algumas coisas devem ser observadas neste processo, e, pensando nisso, separamos nesta postagem quais categorias podem ser acrescentadas de acordo com a sua habilitação.

A categoria “A” (motocicleta), pode ser incluída em qualquer outra, entretanto, se o condutor for habilitado apenas em “A” e deseja incluir categorias, é necessário que primeiro obtenha a habilitação na categoria “B”, de automóveis. E é importante estar atento (a), pois cada categoria possuí um requisito próprio para a obtenção!

Para obter a categoria “C”, de transportes de carga, por exemplo, é necessário que o condutor seja habilitado há pelo menos um ano na categoria “B”, e para a categoria “D”, de ônibus e micro-ônibus, o motorista deve ter 21 anos completos ou mais e estar habilitado há no mínimo dois anos na categoria “B” ou há um ano na categoria “C”.

Já para o acréscimo da categoria “E” (veículo com reboques acoplados), é necessário ter 21 anos completos ou mais e estar habilitado há, no mínimo, um ano nas categorias “C” ou “D”. Ah, e vale ressaltar que, para solicitar a inclusão de qualquer uma das categorias “C”, “D” ou “E”, o condutor não pode ter nenhuma infração considerada grave ou gravíssima em sua ficha, ou ser reincidente em infrações médias no período dos últimos doze meses.